Associação também agradece Geraldo por aprovação do piso
A aprovação em primeiro turno das PEC’s (Proposta de Emenda Constitucional)446/09 e 300/08, que estabelecem piso salarial aos policiais civis e militares e dos bombeiros nos Estados, continua repercutindo em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo Bombeiros de Mato Grosso Sul enviou correspondência agradecendo o apoio e a participação do deputado federal Geraldo Resende (PMDB) para a aprovação da proposta.
O texto aprovado na semana passada por 349 deputados é o de uma emenda que resultou de um acordo entre o governo e as lideranças da categoria. A matéria ainda precisa ser analisada em segundo turno, antes de seguir para o Senado. De acordo com a emenda, uma lei federal definirá o piso salarial dos policiais dos Estados, que passarão a receber na forma de subsídio. A mesma lei criará um fundo para ajudar os Estados a cumprir o novo piso, disciplinando o funcionamento do fundo e os recursos a ele destinados. A lei também definirá o prazo de duração desse fundo. A partir da promulgação da futura emenda constitucional, o Executivo terá 180 dias para enviar o projeto dessa lei ao Congresso.
Ao agradecer Geraldo, o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo Bombeiros de Mato Grosso Sul, Edmar Soares da Silva, destacou que o parlamentar “cumpriu fielmente o papel do legislador do povo, e por isso queremos continuar contando com o vosso apoio no segundo turno da votação”, relatou.
Segundo o parlamentar, a categoria conseguiu uma grande vitória, que poderá mudar a realidade do setor de segurança em todo o Brasil. "Na semana passada demos um importante passo para conseguir que o piso salarial dos policiais e bombeiros seja equiparado aos policiais de Brasília-DF. Com o reajuste do salário os profissionais não precisarão mais fazer os chamados bicos para sobreviver. Quero firmar meu compromisso com os policiais e bombeiros que podem contar com meu apoio nessa batalha", afirma Geraldo.