Trabalho de Geraldo e Reinaldo leva asfalto e acessibilidade ao Estrela Hory
10/05/2017 16h32
Catorze anos após ter sido implantado, o Conjunto Habitacional Estrela Hory, em Dourados, está recebendo o tão sonhado asfalto, beneficiando as quase cem famílias ali residentes. O bairro foi criado em 2003 com casas destinadas principalmente a pessoas com deficiência e idosos. No entanto, na época não foi oferecida nenhuma estrutura de acessibilidade, principalmente o asfalto. A situação chegava a impedir os cadeirantes de entrarem ou sair de suas casas nos dias de chuva por causa do barro, crateras e enxurradas.
As obras de pavimentação asfáltica no Estrela Hory são resultado de um trabalho de parceria do deputado federal Geraldo Resende com o governador Reinaldo Azambuja. O "pacote" beneficia quase 20 bairros douradenses e demanda investimentos de R$ 8 milhões, dos quais, R$ 4 milhões são oriundos de emenda de Geraldo e a outra parte está sendo aplicada pelo governo do Estado, como contrapartida.
Nesta quarta-feira (10) foi concluída a pavimentação asfáltica na Rua Vitor Felipe Machado Botelho, antiga Rua Brasil. Nos próximos dias os trabalhos vão atingir as ruas Projetada A, B, C e D e Antonio Elias. A implantação do asfalto nas ruas Projetada D e Antonio Elias depende do deslocamento de postes de energia elétrica que estão em posição inadequada. A pavimentação asfáltica no Estrela Hory, nesta frente de trabalho, beneficia também ruas do Jardim Carisma e do Jardim Canaã I.
"Beco sem saída"
À época em que foi implantado, o Conjunto Estrela Hory era considerado por muitos moradores como um "beco sem saída", porque havia apenas uma pequena e esburacada rua de acesso. A comunidade, formada em grande parte por pessoas com deficiência e idosos sofreu durante muitos anos com uma espécie de segregação por não ter condições de transitar livremente pela cidade.
Essa situação é atestada, por exemplo, pelo líder comunitário Josuel Alves da Silva. Mototaxista, ele acompanhou o drama de muitos de seus vizinhos. "Quando chovia, era um sofrimento que não dá nem para contar. Não tinha como entrar ou sair do bairro. E isso é muito dolorido, principalmente para os cadeirantes, que, numa situação normal, já têm suas dificuldades de locomoção e são excluídos da possibilidade de freqüentar diversos espaços urbanos. Agora, com o asfalto, posso dizer que vamos viver uma nova vida".
Ronaldo Gomes, da Associação Alecrim (entidade que luta pelos direitos das pessoas com deficiência) avalia que os dias de segregação e dificuldades estão chegando ao fim para os moradores do Estrela Hory. "Acompanhei, na época da implantação, o calvário das pessoas para se locomoverem ou adentrarem bairro. O asfalto acaba com esse sofrimento".
Para Ricardo José de Macedo, as obras de asfalto no bairro comprovam que o deputado Geraldo Resende tem compromisso com as pessoas mais humildes. "Muitos vieram aqui, fizeram muitas promessas, mas não cumpriram. O único que honrou sua palavra e abraçou a nossa luta foi o Geraldo Resende", salientou.
Maria Lindalva do Nascimento também está muito feliz com a chegada do asfalto. "Faz 12 anos que moro aqui. Sou mãe de uma pessoa com deficiência e muitas vezes precisava do socorro do SAMU e a ambulância não conseguia nem chegar até minha casa. Essa realidade agora está mudando. Nossa qualidade de vida, até na questão da saúde, vai melhorar muito".
De acordo com o cadeirante Félix Machado Botelho o asfalto que está chegando no bairro propicia uma vida realidade. "Quando chovia, a gente ficava ilhada aqui. As dificuldades para sair ou entrar em casa eram muito grandes. Tudo isso está chegando ao fim, graças ao trabalho de Geraldo Resende. Valeu a pena acreditar", comemora.