Pavimentação no Pq do Lago I será concluída em um mês
Pavimentação reiniciada no Pq do Lago I será concluída em um mês
Moradores comemoram a execução da melhoria aguardada há mais de 15 anos
A Planacon Construtora Ltda reiniciou esta semana as obras de pavimentação asfáltica de ruas do Parque do Lago I, na região Oeste de Dourados, que estavam paralisadas desde o final do ano passado. O reinício dos trabalhos atende os insistentes pedidos do deputado federal Geraldo Resende (PMDB), que nos últimos meses vinha cobrando a empreiteira para a continuidade das obras.
O reinício das obras está sendo comemorado pelos moradores que há mais de 15 anos aguardavam ansiosamente pela melhoria. Cláudio Pereira de Souza, morador da rua Barnabé Minhos está acompanhando os trabalhos diariamente. Ele afirmou que com o asfalto “melhora um bocado. Só com o fim do poeirão já alivia bastante, além disso, muda bastante o visual e tudo fica mais bonito. É só vantagens”, considerou.
O pastor evangélico, Marcos Antônio Campos, morador da rua Antônio Alves Rocha esquina com a rua Manoel Amaro de Mattos, é outro que está eufórico com as obras de pavimentação. Ele apontou que a execução de asfalto, fazendo a ligação com as ruas que já possuem o pavimento, “era o nosso sonho, porque o barro e o lamaçal tomavam conta das ruas pavimentadas. Agora, vemos que as obras vão ser finalmente concluídas e esta melhoria é o melhor investimento que estamos recebendo. O deputado Geraldo Resende merece o nosso agradecimento porque sabemos que a obra está sendo executada com emenda parlamentar dele”, afirmou o pastor.
A presença de máquinas, sendo 2 rolos compressores, 2 pá-carregadeiras, 2 caminhões basculantes, uma patrola e um caminhão pipa, com o trabalho permanente de 8 operários, chama a atenção pela grande movimentação que está acontecendo no interior do Parque do Lago I. O chefe das obras, Antônio Gomes de Prado, afirmou que nesta etapa estarão recebendo o asfalto mais 15 quadras, abrangendo todas as ruas do bairro e algumas ruas do Parque do Lago II.
“Deparamos com uma árvore no centro da rua Barnabé Minhos. Ela foi cortada, mas o toco continua lá, porque as raízes atingiram a rede de água e a Sanesul agora precisa executar a total retirada com cuidado técnico. Outro problema que identificamos, é que na maioria das ruas a rede de água foi implantada a 5cm de profundidade. Nestas ruas, estamos fazendo o aterramento com as terraplanagens atingindo de 10 a 15 cm de espessura. Também finalizamos a abertura de três ruas dando acesso definitivamente à rua Antônio Emílio de Figueiredo. Antes tivemos que podar o mato para deixar secar para não ocorrer o aparecimento do borrachudo, somente a partir daí, cortamos estas ruas”, informa Antônio Prado.
O chefe da empreiteira garantiu que os demais trabalhos de demarcação, terraplenagens e compactação estão sendo feitos a todo o vapor. “Se não chover nos próximos dias, vamos conseguir cumprir o prazo de conclusão desta obra que é de um mês. Em 10 dias já estaremos executando a imprimação com a implantação da camada asfáltica, sendo que, simultaneamente, outra equipe será acionada para a execução dos meios-fios”, acrescenta o funcionário da Planacon.
Obras viabilizadas por Geraldo
A pavimentação asfáltica de ruas dos bairros, Parque do Lago I e II, Novo Horizonte e conjunto Estrela Yvatê e em outros 36 bairros de Dourados é o resultado do trabalho incansável do deputado Geraldo Resende, que apresentou emendas individuais viabilizando investimentos em obras de infraestrutura urbana, começando com a implantação de esgoto pluvial (drenagens) e concluindo com a pavimentação asfáltica. Somente na região do Parque do Lago I e II, Yvatê e Novo Horizonte os investimentos são de R$ 2.471.099,09. Nesta emenda, o Estado tem contrapartida de R$ 408.152,98.
As obras de pavimentação no Parque do Lago I estão contemplando as ruas Nini Matos França, Manoel Amaro de Mattos, Projetada III, Antônio Alves Rocha, Delidério Felipe de Oliveira, Barnabé Minhos, Orestes Pereira de Ávila, e Projetada IV. “Estávamos inconformados com a demora na execução desta obra. Todo o trabalho para a garantia dos recursos já haviam sido superados com a paralisação ocorrendo no início do ano por conta das férias coletivas dadas pela Planacon. Depois vieram as chuvas e pra somar em desfavor, a presidenta Dilma Rousseff determinou o contingenciamento do orçamento, atingindo as emendas que viabilizamos. Mas toda esta situação já foi resolvida, e os recursos voltaram a ser liberados. Por isso, insistimos com a empreiteira, e pra nossa satisfação o asfalto está sendo executado”, anunciou o deputado Geraldo Resende.
“Este é o nosso jeito de atuar, utilizando o mandato como instrumento para melhorar a vida das pessoas. O asfalto traz em seu bojo uma infinidade de benefícios, desde melhorias para a saúde com o fim da poeira, promove o bem estar social, melhora o visual urbanístico do bairro e provoca a valorização dos imóveis. Porém, mais que tudo isso, estamos conseguindo promover a valorização da vida”, destacou o parlamentar ao garantir que continuará atento até que a obra seja concluída.