Moradores vibram com chegada do asfalto
Mais de R$ 2.4 milhões em investimentos estão sendo destinados na região do Parque do Lago I e II, Yvatê e Novo Horizonte
Moradores da região do Parque I e II, Yvaitê e Novo Horizonte estão “vibrando” com a chegada do asfalto, previsto para ser entregue nos próximos meses. São mais de R$ 2.4 milhões em investimentos provenientes de emendas do deputado federal Geraldo Resende (PMDB), com contrapartida do governo estadual.
Pelas ruas do bairro Parque do Lago I, os maquinários chamam a atenção e confirmam a chegada do progresso. Para os moradores, que há mais de 15 anos aguardavam o asfalto, é a realização de um sonho. A comerciante Irma Vandcheer Santos, reside na Rua Barnabé Minhos há 17 anos. Para ela, a vinda do asfalto vai baratear os custos da conta de água, além de melhorar a qualidade de vida de toda a sua família. “Todos os dias tenho que jogar água em frente de casa para amenizar a poeira. Se não fizer isto, a garganta começa coçar e não dá para respirar”, destaca.
Segundo ela como tem uma mercearia, precisa o tempo todo ficar limpando para que a sujeira não chegue nos alimentos que vende. “É só passar um carro pela rua, que toda a poeira vai para dentro da mercearia. Com a vinda do asfalto, isto vai acabar”, destaca.
A filha de Irma, a dona de casa Eliane Pedroso, conta que o filho de 4 anos tem bronquite. Segundo ela, com o asfalto as crises alérgicas do filho dela não serão mais problemas. A mulher diz que por muitas vezes pessoas do bairro deixaram de sair de casa para trabalhar porque com a chuva, as famílias ficavam ilhadas. “Quando o tempo não está tão ruim ainda dá para sair com sacolinhas nos pés. Graças a Deus este é um problema que vai ficando para trás com as obras que estão sendo feitas”, comemora.
O aposentado José Batista Filho, lembra dos atoleiros antes da implantação da compactação do asfalto. “Todo mundo passava pela grama que eu plantei em frente de casa. Isto acontecia porque tanto os pedestres como os veículos queriam escapar da lama e do bairro que segurava os carros”, destacou, comemorando que a partir de agora o imóvel dele será mais valorizado. “Assim que o asfalto terminar eu já começo a fazer a calçada e melhorias na casa. Antes isto era impossível”, comemora.
Para o comerciante Valdevir Capelari, foram 11 anos de sofrimento a espera do asfalto. “Na loja, quando o tempo está seco tudo fica sujo e isto é ruim porque pode até espantar a freguesia. Tudo é ruim quando não se tem asfalto. Até a saúde da gente piora. A comunidade do bairro está feliz agora”, destaca.
As obras de pavimentação no Parque do Lago I estão contemplando as ruas Nini Matos França, Manoel Amaro de Mattos, Projetada III, Antônio Alves Rocha, Delidério Felipe de Oliveira, Barnabé Minhos, Orestes Pereira de Ávila, e Projetada IV. “Este é o nosso jeito de atuar, utilizando o mandato como instrumento para melhorar a vida das pessoas. O asfalto traz em seu bojo uma infinidade de benefícios, desde melhorias para a saúde com o fim da poeira, promove o bem estar social, melhora o visual urbanístico do bairro e provoca a valorização dos imóveis. Porém, mais que tudo isso, estamos conseguindo promover a valorização da vida”, destacou Geraldo Resende.