Deputado comemora conclusão de duplicação da BR-163
Geraldo comemora conclusão de duplicação da BR-163
O anúncio da conclusão das obras de duplicação da rodovia BR-163 foi comemorado pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB). Segundo o deputado, a obra – que estava paralisada desde 2002 e foi retomada em março do ano passado –vai promover a redução do índice de acidentes, melhorar a trafegabilidade de veículos de passeio e principalmente dos caminhões, que utilizam a BR-163 como principal corredor para o escoamento da produção agrícola e industrial do Estado.
“Sempre acreditei que essa obra seria muito importante para nossa região e por isso lutei pra que fosse retomada; com a liberação desse trecho da duplicação da pista, podemos ver que o trânsito está fluindo, os veículos mais pesados podem ficar na pista da direita facilitando a ultrapassagem dos carros menores; dessa forma evitamos acidentes e otimizamos o tempo das pessoas nas estradas”, avalia Geraldo Resende.
Conforme Geraldo Resende (PMDB), que viabilizou os recursos para a duplicação junto ao Ministério dos Transportes, trata-se de uma obra estratégica para o desenvolvimento do município de Dourados. “Trabalhamos incansavelmente nesse projeto por entender que é um investimento necessário para garantir segurança à população atingida pelo fluxo de caminhões que cortam Dourados pela BR-163”, salienta. No total, a duplicação está demandando investimentos federais de R$ 22.230.953,08.
As obras de duplicação da BR-163 se estenderam no trecho entre Vila Vargas, passando pelo trevo de acesso ao Distrito Industrial de Dourados (DID), Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, Parque das Nações I e II, e trevo da bandeira chegando até a sede da Embrapa.
O projeto contemplou ainda a construção de uma passagem de nível (pontilhão) para a travessia dos pedestres entre o Parque das Nações I e o Parque II. Além da passagem desta nova passagem de nível, a BR-163, no trecho duplicado, ganhou novas rotatórias: uma no acesso à 5 ª Linha outra em frente ao Condomínio Triunfo, nas proximidades de Vila Vargas.
A construção das rotatórias que não constavam do projeto original, foi articulada por Geraldo Resende junto ao DNIT a pedido de moradores e produtores rurais da região. Na época, o deputado realizou reuniões com a presença do engenheiro-chefe do DNIT no Estado, Guilherme Alcântara.
“Foi um compromisso que assumimos em reunião com moradores e produtores da região que utilizam diariamente a BR-163 e que estavam preocupados quanto à segurança da rodovia nos trechos de acesso aos travessões, haja vista que são trechos de alta velocidade. Encaminhamos a solicitação ao DNIT e tivemos a satisfação de sermos atendidos com essas intervenções ao projeto”, explicou Geraldo.