Anaurilândia passará a contar com caminhão coletor de lixo
O coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul, deputado federal Geraldo Resende (PMDB), conseguiu a garantia do Governo Federal de que R$ 175 mil serão destinados ao município de Anaurilândia. Os recursos foram viabilizados pelo parlamentar no Orçamento Geral da União e irão proporcionar a aquisição de um caminhão coletor de lixo. Para ele, investir no tratamento dos resíduos sólidos é de extrema importância para a saúde da população.
Os recursos foram empenhados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com Geraldo Resende, muitos municípios ainda não contam com um sistema eficaz para a destinação e tratamento do lixo.
A atuação do deputado visa sanar essas precariedades e proporcionar melhorias tanto na saúde da população como garantir a preservação do meio ambiente.
Para o parlamentar, o tratamento adequado dos resíduos sólidos contribuirá, ainda, para a qualidade de vida da população de Anaurilândia.“Esses recursos são essenciais para que o município tenha condições de tratar adequadamente o lixo. Sem essas medidas, as demais ações que visam melhorias para a saúde da população podem se tornar sem efeito”, analisa Geraldo, que é médico e ex-secretário estadual de Saúde.
O secretário de Finanças de Anaurilândia, Marcelo Pisani, afirma que a aquisição é de “extrema importância para o município”. Ele explica que, atualmente, a coleta de lixo é realizada em caminhões comuns. Com o veículo coletor haverá mais segurança e higiene tanto para quem trabalha recolhendo os resíduos sólidos como para a população em geral.
“Além disso, estamos com o projeto para construção do aterro sanitário. O pedido de licença ambiental já foi protocolado. Isso irá melhorar a qualidade de vida e saúde da população”, adianta o secretário.Além de Anaurilândia, outros nove municípios também serão beneficiados com os recursos do Programa de Resíduos Sólidos da Funasa para o tratamento de lixo: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jateí, Nova Andradina, Sete Quedas e Taquarussu.
Todos os recursos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar apresentada por Geraldo Resende ao Orçamento Geral da União de 2011.