Aldeias recebem gabinetes odontológicos garantidos por ação de Geraldo Resende

30/09/2017 11h38

As aldeias de Mato Grosso do Sul começaram a receber 10 gabinetes odontológicos completos para melhoria na política de saúde bucal da comunidade indígena. O primeiro gabinete, já equipado com moderno autocrave para esterilização, com raio-X portátil para avaliação e todos os materiais para os procedimentos odontológicos, foi entregue na manhã deste sábado, dia 30 de setembro, na Reserva Indígena de Dourados.

Foram investidos mais de R$ 300 mil na compra dos 10 gabinetes odontológicos que representam o que existe de mais moderno no mercado hoje. "Não medimos esforços para proporcionar o melhor para a comunidade indígena e seguiremos trabalhando para transformar a vida das pessoas", enfatizou Ademilson Canale, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul, ao discursar na solenidade que marcou a entrega do gabinete.

Canale lembrou as dificuldades do passado para levar atenção básica de saúde aos povos indígenas do Estado e garantiu que hoje a realidade é bem diferente. "Felizmente, podemos contar com o apoio do deputado federal Geraldo Resende, que tem colocado seu gabinete em Brasília para atender as demandas da saúde indígena em todo Mato Grosso do Sul", ressaltou. "Esses gabinetes que estamos entregando nas aldeias, por exemplo, são resultado da ação do deputado em Brasília", completou.

O novo gabinete odontológico foi entregue no Posto de Saúde Indígena localizado ao lado da Escola Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapirú. "Como a unidade de saúde ficou fechada por muito tempo para reforma e ampliação, agora precisaremos organizar as agendas para atender a demanda por saúde bucal e nossa equipe já está trabalhando com essa finalidade", ressaltou Canale.

Ele adiantou ainda que o Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul acabou de receber um caminhão carregado com creme dental, fio dental, flúor, escovas e outros materiais para a saúde bucal. "Graças a essas ações, nossa população aparece hoje com uma das que têm menor índice de cárie e seguiremos trabalhando para reduzir ainda mais essa incidência em Mato Grosso do Sul", finaliza Canale.O deputado Geraldo Resende destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena em Mato Grosso do Sul em favor da saúde indígena no Estado e renovou o compromisso de seguir trabalhado para atender as famílias que moram nas aldeias. "Como membro da Frente Parlamentar da Saúde e conhecer dos problemas que atingem nossos irmãos indígenas, não medirei esforços para assegurar ainda mais recursos não apenas para a saúde pública, mas para a melhoria no sistema de água potável, nas unidades de saúde e nas políticas públicas preventivas", ressaltou Geraldo.



Anterior
Anterior

Ministério das Cidades começa a pagar investimento de R$ 8 mi em Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo e Reinaldo entregam tomógrafo nesta segunda no Hospital do Câncer