Comissão Especial dos agentes comunitários aprova os primeiros atos
Em reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira, 12.05, a Comissão Especial encarregada de elaborar um parecer sobre a proposta de piso salarial nacional para os Agentes Comunitários de Saúde e para os Agentes Comunitários de Combate às Endemias elegeu o deputado Maurício Rands, PT/PE para ocupar a primeira vice-presidência; a deputada Alice Portugal, PC do B/BA, para segunda vice-presidência; e o deputado Ilderlei Cordeiro, PPS/AC, para a terceira vice-presidência.
A comissão, presidida pelo deputado Geraldo Resende, PMDB/MS, aprovou também três requerimentos propondo a realização de audiências públicas com vários convidados especiais, entre os quais, a presidenta da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários, Ruth Brilhante; a presidenta do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Beatriz Dobashi; e os representantes da Confederação Nacional dos Municípios.
“Todos nós estamos bastante empenhados em acelerar o trabalho desta comissão. Na próxima semana, cumprindo os prazos regimentais, vamos realizar estas audiências públicas e vamos fazer todos os esforços para que a deputada relatora, Fátima Bezerra, PT/RN, possa concluir o seu relatório antes da primeira quinzena de junho”, diz o deputado Geraldo Resende.
Representantes dos agentes comunitários de todo o país lotaram o plenário 2, onde aconteceu a reunião, e em vários momentos se manifestaram com palavras de ordem, pressionando os deputados para que o trabalho da comissão seja rápido e objetivo.
“Temos um período difícil pela frente, com Copa do mundo de futebol e eleições, mas eu tenho fé que vamos conseguir produzir o nosso relatório em pouco tempo e vamos apontar uma solução que beneficie os mais de 300 mil agentes comunitários, em todo o Brasil”, conclui o deputado Geraldo Resende.