Agentes de Saúde realizam 1º Encontro Regional em Dourados

05/05/2014 13h09

O deputado federal Geraldo Resende e a Associação Douradense de Agentes Comunitários da Saúde (Adacs) realizam no próximo dia 17, o 1º Encontro Regional dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias de Mato Grosso do Sul. O evento acontece das 9h às 17h na Câmara Municipal de Dourados com a presença da presidente da Confederação Nacional da categoria (Conacs), Ruth Brilhante e a advogada da entidade, Elane Alves.

A programação prevê temas como a efetivação dos agentes de saúde e de combate a endemias, o reajuste do adicional pago pelo Estado, o piso salarial e a sindicalização dos profissionais. De acordo com a presidente da associação douradense da categoria, Silvia Salgueiro, o objetivo do evento é levar conhecimento sobre os direitos e funções do profissional, além de fortalecer a categoria em torno das lutas nacionais. “Desde 2001 quando a profissão foi criada, os profissionais sofrem com desvios de função e pagamentos irregulares porque não sabem qual caminho seguir. O encontro vem como uma oportunidade de conhecer nossos direitos e unir forças para lutar por eles”, destaca.

Silvia diz que em Dourados são 280 agentes de saúde e 80 de combate a endemia, mas a expectativa é de reunir profissionais de toda a região o que deve totalizar mais de 500 participantes. Ela diz que o encontro só é possível graças ao trabalho do deputado Geraldo Resende. “Ele é a referência no estado na luta em prol dos nossos direitos. Em Brasília está defendendo a categoria com unhas e dentes e foi o grande responsável por trazer a presidente da Conacs em Dourados. Estamos confiantes”, destaca.

Em relação as lutas da categoria, o deputado Geraldo Resende afirma que já passou da hora da Câmara Federal aprovar o projeto de lei que estabelece o piso salarial dos profissionais (PL 7.495/06). O Projeto que prevê a remuneração dos agentes de saúde, por 40 horas semanais de trabalho, será de R$ 750 mensais, mesmo valor pago atualmente, até 1º de agosto do ano que vem, quando passará para R$ 866,89. O projeto prevê ainda um aumento progressivo até chegar a dois salários mínimos em 2015. Em Dourados, o encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Vereadores.


Deputado Geraldo Resende com a presidente da Conacs, Rute Brilhante em audiências em Brasília.

Anterior
Anterior

Clínica da Mulher amplia atendimento e oferece vasectomia pelo SUS

Próximo
Próximo

Ouça discurso do deputado Geraldo Resende na inauguração da Clínica da Mulher