Ação vai cobrar fim dos apagões em Paranhos e Aral Moreira

Ação articulada vai cobrar o fim dos apagões em Paranhos e Aral Moreira

-Movimento está sendo liderado pelo deputado Geraldo Resende e pelos vereadores Donizete Viaro e Nilson Marques-

Para pôr fim às constantes quedas de energia elétrica que têm ocorrido nos municípios de Paranhos e Aral Moreira, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB), e os vereadores de Paranhos, Donizete Viaro e Nilson Marques, estão liderando uma ação articulada para discutir soluções urgentes ao problema.

O primeiro a manifestar toda preocupação e cobrar providências para acabarem as interrupções do fornecimento de energia elétrica foi o deputado Geraldo Resende. Sua denúncia, em forma de solicitação, foi feita através do Ofício nº 302/2010, no dia 29 de outubro.

O parlamentar pediu a regularidade na distribuição de energia elétrica para Paranhos e Aral Moreira em documento endereçado ao Diretor Geral da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, Nelson José Hübner Moreira. Documento semelhante foi remetido ao diretor-presidente da Enersul – Empresa Energética de Mato Grosso do Sul, Edmir Bosso.

Geraldo observa que conhece de sobejo a excelência do trabalho da Enersul, de modo que não se justifica a deficiência, apontada pelas autoridades e moradores de Paranhos e Aral Moreira. “Além das freqüentes quedas de energia elétrica, em alguns casos é grande a demora para o restabelecimento do fornecimento, provocando desconforto, transtornos, prejuízos e a sensação de abandono por parte da concessionária de energia. Em defesa dos consumidores é que pedimos uma solução definitiva para o problema”, discorreu Geraldo Resende.

Desta vez, a situação crítica foi abordada pelo presidente da Câmara de Paranhos, Donizete Viaro e pelo vereador Nilson Vanderley Marques (Coruja). No início do ano, eles pediram intervenção do deputado Geraldo Resende junto a Enersul – Empresa Energética de Mato Grosso do Sul, e junto à Aneel, para que uma resposta e solução sejam apresentadas a toda população de Paranhos.

Em resposta às reclamações apresentadas pelo deputado Geraldo Resende, a Aneel confirmou que verificou e constatou a violação dos limites estabelecidos no DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora no ano de 2009, para o conjunto elétrico de Paranhos. Contudo, os demais indicadores apurados até o terceiro trimestre de 2010 estavam dentro dos limites estabelecidos. Segundo a Agência, no contexto geral foram observados os limites estabelecidos pela freqüência e duração das interrupções regulamentadas no PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.

Já a Enersul, após ser questionada pela Aneel sobre as interrupções ocorridas em Paranhos e Aral Moreira, apresentou no dia 17 de dezembro de 2010, relatório dos indicadores coletivos de continuidade do fornecimento nos conjuntos que abrangem Aral, Paranhos, Sete Quedas e Ponta Porã. Minuciosa análise deste relatório confirmou a violação dos limites estabelecidos pela Aneel.

“Encaminhamos cópias da documentação relativas à violação, à área de Fiscalização, para que adote as providências consideradas adequadas. A ANEEL fiscaliza todas as empresas, anualmente, e caso seja detectado procedimento inadequado por parte da Enersul, esta Agência determinará prazo para a correção dos procedimentos operacionais”, afirmou Hércio José Ramos Brandão, Superintendente de Relações Institucionais da Aneel.

Contudo, como os apagões voltaram a acontecer, os vereadores Donizete e Nilson decidiram buscar uma solução prática e efetiva contra as seguidas quedas de energia. Conforme proposta discutida com o deputado Geraldo, os vereadores estarão envolvendo toda a sociedade e a comunidade numa ação articulada, que consiste na coleta do maior número possível de assinaturas para a formatação de um abaixo assinado.

Concomitante ao abaixo assinado, Geraldo Resende está propondo que seja realizada uma audiência pública, com a presença de representantes dos segmentos organizados, lideranças comunitárias, empresariais e políticas, e como palestrante convidará um técnico especialista do setor energético, para abordar todos os questionamentos pertinentes à questão, levantada na audiência pública.

Geraldo Resende observa que a solução para o problema se arrasta há muitos anos, pois não é fácil, já que demanda recursos de grande monta. “Mas, seguramente, com a manifestação de contrariedade das lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Paranhos e Aral Moreira, juntos, desfraldaremos mais esta bandeira e, com coragem, buscaremos um resultado positivo para o fim dos apagões”, prevê o deputado.

“A energia elétrica é essencial no funcionamento de hospitais, indústrias, escolas, comércio e um bem de primeira necessidade também nas residências de todos, de modo que as interrupções no fornecimento têm provocado todo tipo de problema. Há indícios de que ocorre deficiência na rede de distribuição, que seria arcaica em sua capacidade e sobrecarregada pelo desenvolvimento da região, o que faz prever um agravamento da situação. Aliás, na avaliação de técnicos do setor seria necessária a construção de uma nova rede expressa para assegurar o eficaz atendimento dos usuários-consumidores de nosso município, e esta articulação visa buscar resolver este problema que está afligindo as famílias de Paranhos e, simultaneamente, de Aral Moreira”, salientaram Donizete e Nilson.


Deputado Geraldo recebeu em seu Gabinete os vereadores de Paranhos, Donizete e Nilson: ação articulada e conjunta contra queda freqüente de energia. (Foto: Ronney Minella)

Anterior
Anterior

Geraldo e André inauguram e lançam obras em Dourados

Próximo
Próximo

Geraldo Resende é o 1º suplente da Mesa da Câmara