Geraldo quer implantar vias marginais na BR 163

Parlamentar pretende alocar os recursos por meio de emenda de inclusão de metas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012

O deputado Geraldo Resende (PMDB) vai encontrar o ministro dos Transportes Paulo Passos, na próxima quarta-feira (11). Na pauta da audiência está a viabilidade de construir as vias laterais da BR 163, no trecho entre o Parque de Exposições e a Sede da Embrapa, em Dourados. A obra está orçada em R$ 10 milhões.

Por meio de um acordo com a bancada do Estado, o parlamentar indicou a obra de travessia urbana em Dourados como prioridade na inclusão de metas do Ministério dos Transportes. A previsão orçamentária foi garantida por meio de uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2012, de autoria de Geraldo. O parecer favorável à emenda foi aprovado na terça-feira (03).

Na reunião com o ministro, o deputado vai apresentar os argumentos técnicos que comprovam a viabilidade e a necessidade da obra. “A BR-163 corta o Estado de norte a sul, é a principal via de ligação de nossa produção agrícola e suporta um pesadíssimo trânsito, daí a nossa luta pela duplicação, fato que já conseguimos no trecho em que a mesma corta o perímetro urbano de Dourados”, explica Geraldo.

De 1995 a 2010, foram executadas obras de restauração e duplicação da rodovia, inclusas no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio da intervenção de Geraldo. “A intenção da emenda é contemplar, em 2013, as vias marginais da BR163. Com a ação, garantiremos segurança e mobilidade para a região, além de favorecer o acesso ao comércio local e o deslocamento da produção da agricultura familiar”, afirmou Resende.

Segundo Geraldo Resende a implantação de vias marginais na BR-163, no trecho entre a Embrapa Agropecuária Oeste e o Parque de Exposições João Humberto de Carvalho é importante para garantir mais segurança e agilidade à população que transita entre os bairros Parque das Nações I e Parque das Nações II bem como aos trabalhadores que atuam nas inúmeras empresas instaladas ao longo neste trecho.

De acordo com Geraldo, o crescimento da cidade aliado à instalação de empresas e indústrias ao longo da rodovia, causou alguns inconvenientes tanto para os moradores de Dourados como para os empresários. “Acreditamos que com as vias laterais conseguiremos resolver a questão do acesso”, ressalta. Geraldo acredita ainda que a medida vai “valorizar urbanisticamente essa região da cidade, trazendo um visual e aspecto muito melhor, o que, sem dúvida, garantirá um novo vetor de crescimento para a cidade de Dourados”.

Luta

A implantação das vias marginais na BR-163 é uma das lutas que o deputado Geraldo Resende encampou logo que as obras de duplicação foram concluídas. Em agosto de 2011, durante audiência da bancada federal e do governo do Estado no Ministério dos Transportes, o parlamentar fez o pedido ao ministro Paulo Passos, tendo como resposta a informação de que os estudos já estavam sendo feitos, atendendo solicitação anterior do parlamentar. Em outubro do mesmo ano, o parlamentar se reuniu com a diretoria-geral do DNIT, elencando a obra como prioridade. Em novembro, na condição de coordenador da bancada de MS no Congresso, o parlamentar manteve nova audiência com o ministro Paulo Sérgio Passos, solicitando recursos para o projeto, o qual se comprometeu em alocá-los no orçamento deste ano.


Deputado Geraldo Resende e o ministro Paulo Passos

Anterior
Anterior

Funasa libera cerca de R$ 1 milhão para projetos de saneamento em Jateí

Próximo
Próximo

Geraldo Resende garante quarto caminhão compactador de lixo a MS