Geraldo apresenta parecer favorável a acompanhamento psicológico a grávidas

03/05/2017 15h36 Projeto também prevê acompanhamento psicológico a mães de filhos recém-nascidos

Foi aprovado nesta quarta-feira (03) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados o parecer favorável de autoria do deputado Geraldo Resende (PSDB) ao Projeto de Lei (PL) 702/15 de autoria do deputado Célio da Silveira (PSDB/GO). O PL prevê avaliação psicológica de grávidas e puérperas para o acompanhamento de mulheres que podem vir a desenvolver depressão pós-parto.A proposição orienta que as grávidas, que apresentem indícios de futura depressão pós-parto, sejam encaminhadas para aconselhamentos e terapias. As mulheres que acabaram de ter seus filhos também passarão por avaliação e, se demonstrarem estar com depressão, também serão encaminhadas para terapias.

Cerca de 26,3% das mulheres podem apresentar depressão pós-parto. A doença pode colocar em risco o bebê, a família e a própria mãe, pois há casos de suicídio. O diagnóstico tardio pode influenciar negativamente o desenvolvimento neurológico da criança. Alcoolismo, problemas com sono e distúrbios de humor podem aumentar as chances do desenvolvimento deste tipo de depressão.

Para Geraldo Resende, "o acompanhamento psicológico de grávidas e mães auxiliam quando a mulher desenvolve a depressão pós-parto, segundo pesquisas. O projeto de lei também pode possibilitar um efetivo rastreamento de mães com este diagnóstico, no Sistema Único de Saúde com o objetivo de proteger a mãe e a criança ", afirmou.

Segundo psicólogos, muitas mulheres que sofreram deste mal buscaram esconder os sintomas e se sentiram culpadas. O projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. "A saúde integral da mulher e, principalmente em um momento tão especial é uma prioridade, por este motivo apresentei parecer favorável", finalizou Resende.



Anterior
Anterior

Geraldo Resende visita comandante do Dof

Próximo
Próximo

Geraldo lamenta morte de dirigente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde