Começam obras da Praça da Juventude

25/09/2012 10h10

Começou, na semana passada, a instalação do canteiro de obras da Praça da Juventude, que será edificada no Parque das Nações I, à Rua Filomeno João Pires, ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Além da limpeza do terreno e da instalação de energia elétrica, já foi construído o barracão do almoxarifado e a área está sendo cercada com tapume. Nos próximos dias, assim que houver estiagem, terá início a construção da quadra de esportes.

A execução da obra é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, com recursos federais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) viabilizados pelo deputado federal Geraldo Resende, que em outubro de 2010, durante a gestão interina da então prefeita Délia Razuk e junto com o Conselho Municipal da Juventude, alertou o Município para o prazo de cadastramento do projeto que se encerrava naquele mês.

Após essa providência, o parlamentar acompanhou a definição da área para a construção, tarefa que foi delegada ao então secretário municipal de Obras Antonio Nogueira. Geraldo também articulou a publicação, em 2 de dezembro de 2010, da Portaria N. 484 do Ministério do Planejamento, que garantiu a destinação dos recursos para a obra em Dourados.

Com isso, Dourados foi contemplado com o Modelo II, com a construção de uma praça de três mil metros quadrados, constando de duas edificações multiuso com cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, num terreno de 5.670 metros quadrados. A praça vai beneficiar uma população de aproximadamente dezoito mil habitantes.

O projeto do Ministério da Cultura contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O investimento previsto para este modelo é de R$ 1,9 milhão.

Proposta

A construção da Praça da Juventude em Dourados atende proposta do deputado Geraldo Resende, que defende a criação de novos espaços para a juventude douradense, que disponibilize atividades sócio-culturais, práticas esportivas e de lazer e, sobretudo, para a realização de cursos visando à qualificação dos jovens para o mercado de trabalho.

A construção das praças do Parque Ambiental do Córrego Rego d’Água, do Izidro Pedroso e do Canaã III (em construção) bem como a do Parque Alvorada (ativada em fevereiro de 2011), além da Vila Olímpica Indígena (já concluída, aguardando ativação) estão inseridas nessa proposta, da mesma forma que as 10 academias de saúde viabilizadas pelo parlamentar para o Município.

“Entendo que a prática de atividades esportivas, de lazer, culturais e de confraternização entre os jovens e a família são essenciais para a promoção da saúde. Para tanto, é preciso viabilizar, cada vez mais, espaços onde as pessoas tenham a oportunidade de exercer práticas saudáveis, como alternativa à violência que impera nas médias e grandes cidades”.


Obras começam na Praça da Juventude em Dourados. Foto: Ricardo Minella
Perspectiva da Praça.

Anterior
Anterior

Veja aqui fotos do comicio de Sergio Barbosa e reunião em Amambaí

Próximo
Próximo

Veja aqui as fotos do comício de Rudi Paetzold em Coronel Sapucaia