Começa a ampliação de hospital e maternidade de Rio Brilhante
26/06/2018 21h13
Começaram as obras de ampliação do Hospital e Maternidade Associação Beneficente de Rio Brilhante. Ao todo serão construídos 20 novos leitos, com recursos de R$ 1 milhão, garantidos pelo deputado federal Geraldo Resende. De acordo com o presidente da Associação, Alcebíades da Costa, "Bidão", a ampliação vai desafogar a superlotação existente hoje no hospital municipal, que atende mais de 4.600 pacientes ao mês entre consultas e exames, sem contar com as internações que passam de 200, além de mais de 50 partos e 80 cirurgias eletivas.
"O crescimento de Rio Brilhante exige uma estrutura maior para dar mais agilidade nos atendimentos. Além disso pacientes de outros municípios como Maracaju, Douradina e Itaporã, também buscam atendimento no Hospital por oferecer serviços que nessas cidades ainda não tem. Por ser porta aberta e de serviços de urgência e emergência, a unidade recebe alto volume de pacientes e em dias de superlotação pacientes de menor gravidade têm seus procedimentos suspensos para outros dias. A ideia é garantir uma estrutura que atenda a demanda", destaca.
Para Geraldo Resende, desde 1951 quando foi construído, o hospital municipal só passou por pequenas ampliações. "Temos que garantir um serviço de alta qualidade, ou seja, a altura das nossas famílias de Rio Brilhante, que vem crescendo, se desenvolvendo e a Saúde deve acompanhar esse ritmo", defende.
De acordo com a secretária Adriana Corrêa Barbosa, a Saúde de Rio Brilhante tem contado com o apoio de Geraldo. "A ampliação do hospital tem um impacto positivo muito importante e estamos agilizando todos os processos para que a obra inicie o quanto antes. Tanto que conseguimos destravar os recursos com o auxílio de uma empresa especialista em gestão hospitalar que foi contratada pelo hospital. Hoje 82% dos recursos que a unidade recebe é a Prefeitura quem repassa para manter os serviços mas estamos buscando parcerias com o poder público e privado para atender ainda melhor nossos pacientes. Além disso o deputado Geraldo tem nos ajudado a obter a referência de serviços importantes como cirurgias ortopédicas e ginecológicas, além da aquisição de equipamentos que vão garantir um salto de qualidade no atendimento", acrescenta.
Os novos leitos serão construídos em anexo ao atual, com área construída de aproximadamente mil metros quadrados e terá, entre outras estruturas, salas de cirurgia, espaço para atendimento e enfermaria, sala de raio-x, tomografia, entre outras especialidades e um total de 24 leitos.
3ª intervenção
Essa é a terceira ação de Geraldo no Hospital Municipal. A primeira ocorreu como secretário de Saúde, em 2002. Em 2003 o parlamentar garantiu investimentos para ampliação do bloco administrativo da unidade, com a construção de salas de recepção, faturamento administração, reuniões, farmácia e depósito.