Sul Fronteira: uma rodovia estratégica

A Rodovia Sul Fronteira foi a primeira grande obra pela qual o governador André Puccinelli se mobilizou, antes mesmo de assumir o governo do Estado. Consciente da importância desse projeto para a integração da região Sul do Mato Grosso do Sul, principalmente, na faixa de fronteira com o Paraguai, o governador reuniu a bancada federal, à época por mim coordenada, para pedir um esforço prioritário na obtenção de recursos que viabilizassem a construção da rodovia Sul Fronteira. Assumimos esse compromisso com o governador pedindo, como contrapartida, a implantação da Perimetral Norte, em Dourados.

Hoje, ambas os projetos começam a se tornar realidade, graças à persistência do governo estadual e ao empenho da bancada federal. Quanto à Sul Fronteira, desde o início compreendemos a importância desta rodovia para a nossa região.

A Sul Fronteira vai ligar, em definitivo, os 337 quilômetros de fronteira seca com o Paraguai. Na rota da estrada estão incluídos os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Mundo Novo. Do lado paraguaio, as cidades de Pedro Juan Caballero, Capitán Bado, Salto del Guayrá, e Bella Vista.

Trata-se de um empreendimento que é a base para o desenvolvimento da região de fronteira, dando suporte às ações de vigilância sanitária, alfandegária e escoamento da produção local, além de fomentar a integração econômica, cultural e social entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

Para tanto, honrando o compromisso com o governo do Estado, a bancada federal vem garantindo, junto à União, os recursos necessários para a sua construção. Em 2007, foram empenhados R$ 10,5 milhões; no Orçamento da União de 2008 eu, o então deputado federal Waldir Neves, e a senadora Marisa Serrano, por meio de emenda, garantiramos o empenho de mais R$ 16.674.941,00; em 2009, se junto a nós o senador Valter Pereira para viabilizarmos o empenho de mais R$ 7.463.000,00. No Orçamento de deste ano garantimos mais R$ 36.524.121,00, ainda a serem empenhados.

Desta forma, já foram investidos, na Sul Fronteira, R$ 34.637.941,00, estando previstos, ainda, mais R$ 36.524.121,00, totalizando R$ 72.049.863,10, somando-se os recursos federais e a contrapartida do governo do Estado.

Demonstro, a seguir, mais detalhes deste projeto: a extensão prevista é 337 quilômetros, com investimentos previstos de R$ 175 milhões. A primeira etapa da obra compreende a implantação e pavimentação das rodovias MS-299 e MS-165, desde Sete Quedas até Sanga Puitã (Ponta Porã), numa extensão de 227 quilômetros. O primeiro trecho, em obras, compreende 83 quilômetros, entre Sanga Puitã e Coronel Sapucaia.

Neste primeiro trecho, o investimento que está sendo feito é de R$ 72.049.863,10, prevendo a constituição de um maciço verde, com 15 quilômetros de largura e prazo de entrega de 720 dias. O segundo trecho compreende a implantação e pavimentação da MS-299, entre Sete Quedas e a divisa MS/PR, numa extensão de 110 quilômetros. Os investimentos para este trecho chegam a R$ 85 milhões.

Os sul-mato-grossenses, em especial os da região de fronteira, podem contar comigo, o governo do Estado e os demais membros da bancada para que este projeto se torne realidade dentro de poucos anos.

Geraldo Resende é médico e deputado federal (PMDB-MS)



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