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Mais recursos para a Sul-Fronteira
No momento em que finalizamos, no Congresso Nacional, as discussões sobre as emendas ao Orçamento Geral da União, destaco o acerto da bancada de Mato Grosso do Sul na definição de novos recursos para a pavimentação da Rodovia Sul-Fronteira, projeto estratégico para a economia, segurança e desenvolvimento econômico e social não apenas do Brasil, mas também do Paraguai.
Recordo que em 29 de abril do ano passado participei da solenidade que marcou o início das obras de implantação desta rodovia, evento que contou com a presença do presidente do Paraguai Fernando Lugo, do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima e do governador André Puccinelli.O projeto da Sul Fronteira prevê a pavimentação de 337 quilômetros das rodovias MS-299 e MS-165, de Ponta Porã a Sete Quedas (primeira etapa) e Sete Quedas a Mundo Novo (segunda etapa), pela linha internacional que separa o Brasil do Paraguai.
As obras estão em andamento na rodovia MS-165, no trecho que liga o Distrito de Sanga Puitã (Município de Ponta Porã) a Coronel Sapucaia, com 10 quilômetros já pavimentados. O trecho compreende uma extensão de 83 quilômetros, com a previsão de investimentos que somam R$ 72 milhões, os quais já estão gerando cerca de 80 empregos diretos e mais 240 indiretos. O custo total, nas duas etapas, será de R$ 175 milhões.
Sinto-me feliz com o andamento dos trabalhos e com o envolvimento de toda a bancada, em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Aliás, os primeiros R$ 10,7 milhões investidos na obra foram viabilizados por meio de emenda ao Orçamento Geral da União de 2007, ainda durante minha gestão como coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul.
Em 2008, com o então deputado Waldir Neves e a senadora Marisa Serrano, apresentei outra emenda de R$ 14,9 milhões, liberados no ano passado. Em 2009, voltamos, junto com o senador Valter Pereira, com a indicação de uma nova emenda de R$ 7,4 milhões. Ou seja, apenas em referência aos recursos viabilizados pela bancada junto ao Ministério da Integração Nacional, já somamos R$ 33,2 milhões, e com os R$ 36,5 milhões oriundos de emenda de bancada conjunta deste parlamentar com o senador Delcídio do Amaral, cujo empenho queremos garantir nos próximos dias (ainda no Orçamento da União/2010), somaremos a garantia de R$ 69,7 milhões para o projeto.
Vale a pena trabalhar em favor desta obra. A pavimentação irá reduzir significativamente o tempo de viagem, bem como os custos operacionais dos veículos, facilitando o escoamento da produção agrícola desta região do Estado, favorecendo a importação e exportação entre os países da América do Sul.
Poderia continuar citando muitas outras vantagens do projeto, reafirmando meu entusiasmo com suas perspectivas, mas deixo para outra oportunidade reiterando, porém, o compromisso de continuar, junto com o governo do Estado, a União e os colegas de bancada, lutando pela viabilização desta obra que queremos no prazo oportuno, ter o prazer de inaugurar.
Médico e deputado federal (PMDB-MS)