Educação de qualidade na UFGD

Educação de qualidade na UFGD

Geraldo Resende

Desde que assumi meu primeiro mandato na Câmara Federal, em 2003, vislumbrei a concretização de um sonho que fazia 20 anos a sociedade douradense acalentava: a criação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Da mesma forma que diversos outros atores, fui à luta, e um dos meus primeiros projetos de lei foi o de número 1266/2003, que criava a instituição. Recebi muitas críticas, na época, mas foi este o instrumento pelo qual diversas articulações políticas aconteceram no âmbito do Governo Federal, que culminaram com a promulgação, pelo presidente da República, da Lei N.º 11.153, de 29 de Julho de 2005.

Ao longo dos últimos quatro anos, trabalhei incansavelmente, junto com outros membros da bancada, pela estruturação da UFGD. Creio que foi e continua sendo uma luta vitoriosa porque os resultados estão aí: em tão pouco tempo, a UFGD já é instituição consolidada, que a cada ano agrega novos cursos e tem um número crescente de alunos, professores e estruturas.

Fico feliz de ter garantido, como coordenador da bancada federal de MS em 2007, os recursos para construção da piscina olímpica e do futuro restaurante universitário, que está em obras. Estou trabalhando ainda pela implantação do Instituto da Mulher e da Criança no Hospital Universitário e já tenho a garantia do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, da liberação de R$ 13 milhões para a obra.

Creio, portanto, que a notícia dessa semana só veio corroborar os bons resultados de nosso trabalho em favor da UFGD: o empenho de uma emenda individual que apresentei ao Orçamento Geral da União/2009, no valor de R$ 500 mil, para a estruturação da Fazenda Experimental do Núcleo de Ciências Agrárias.

Com isso, atendo uma reivindicação de professores e alunos de vários cursos, pois desde que a UFGD foi criada havia a preocupação de comprar uma área complementar de 294 hectares que funcionará como uma fazenda experimental. Essa área foi adquirida e agora foi dado um passo importantíssimo para a adequação dela às necessidades práticas de pelo menos cinco cursos e mais de mil alunos.

Entre os beneficiados pela nova estrutura a ser construída na fazenda experimental da UFGD estão os cursos de Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Biologia e Gestão Ambiental. O recursos empenhados pelo Ministério da Educação serão investidos na construção de duas salas de aula, um laboratório, uma sala de múltiplas atividades, um setor administrativo, uma cozinha, um alojamento para oito pessoas e banheiros. Tudo isso, em uma área que totaliza 465 metros quadrados.

Quero, portanto, compartilhar a alegria dessa notícia com todos os alunos, professores, diretores e funcionários da UFGD, além da população douradense. Creio que desta forma, com o apoio da direção e área técnica da UFGD, estamos dando seguimento ao sonho, vislumbrado lá atrás, de se oferecer em Dourados uma universidade pública gratuita, de qualidade e que enche de orgulho tanto a nós que por ela trabalhamos, quanto àqueles que nela estudam ou desenvolvem suas atividades.

Médico e deputado federal PMDB-MS


Anterior
Anterior

Boa semana para MS

Próximo
Próximo

Comunidade paraguaia: justa homenagem