Brasil X Nova Zelândia
Brasil X Nova Zelândia
Geraldo Resende
Chega ao fim, neste final de semana, visita oficial que eu e outros três parlamentares brasileiros estamos fazendo à Nova Zelândia, integrantes que somos do Grupo Parlamentar Brasil-Nova Zelândia. Está sendo uma experiência fantástica em termos de conhecimento e de propostas que poderemos levar para o parlamento brasileiro, tendo em vista o desenvolvimento daquele país, que em bem sucedido em diversas áreas que nós, brasileiros, tamos podemos sê-lo.
Nossa delegação procurou trocar experiências em áreas de interesses comuns como na de meio-ambiente, uso de energias alternativas e renováveis (entre elas os biocombustíveis), gestão de recursos e no setor agro-industrial.
Antes de participarmos, em Hamilton, de uma de uma recepção oferecida pelo embaixador do Brasil Renate Stille, em homenagem ao Dia da Independência no Brasil, visitamos diversos locais, como centro de pesquisa em agricultura Ruakura em Hamilton, Conhecemos um projeto de energia renovável, o Meridian Energy Westwind Turbine, Projeto Facilidade de Makara, na costa oeste de Wellington. No Karori Wildlife Sanctuary tivemos discussões sobre a continuidade da cooperação entre a Nova Zelândia e o Brasil.
Fomos recebidos, também, pelo Presidente do Grupo Parlamentar Nova Zelândia-América Latina Hon Trevor Mallard, que nos recebeu em almoço, antes ingressarmos na Câmara dos Deputados e nos reunirmos com membros do Parlamento e ministros para discutir energia, alterações climáticas, agricultura e silvicultura. A visita ao Parlamento local também incluiu uma conversa com o presidente da Câmara dos Representantes, o Dr. Hon Lockwood Smith.
Outras discussões que tivemos incluíram temas como relações bilaterais envolvendo comércio e produção, educação e imigração, com audiências nos ministérios da Educação e do Meio Ambiente.
As reuniões também aconteceram na Câmara de Comércio de Auckland, na Câmara de Comércio Nova Zelândia-América Latina e na Fonterra investimentos na América Latina.
A visita faz parte de um programa inter-parlamentar para fomentar a a conscientização política e construção de cooperação entre diversos parlamentos ao redor do mundo.
Além da minha pessoa, participaram da delegação o senador Heráclito Fortes (DEM), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa e Primeiro Secretário do Senado; e meus colegas Márcio Franca Gomes (PSDB) e deputado Eduardo Vieira da Cunha, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Nova Zelândia e líder do PDT (Partido Democrata Trabalhista).
É importante lembrar que na Nova Zelândia existem experiências bem sucedidas em diversas áreas, como educação, agricultura e tecnologias. Creio que nossa viagem vai enriquecer, em muito, nosso trabalho legislativo, por meio de idéias e projetos que conhecemos neste país e que poderão ser adaptadas à realidade brasileira. Em nosso retorno, poderemos detalhar, para os leitores deste jornal, algumas dessas propostas.
Médico e deputado federal PMDB-MS