A César o que é de César
A conquista de uma Praça do PAC para Dourados é uma das notícias mais positivas que os douradenses, principalmente os jovens, poderiam ter nos últimos meses. Ela seria anunciada oficialmente durante a visita do ministro Orlando Silva, que estava programada para a segunda-feira passada (9), após a inauguração da Vila Olímpica Indígena. A vinda do ministro acabou cancelada por uma pane no avião em que ele iria tomar para Dourados, mas as duas ações já podem ser computadas como ações do Ministério do Esporte em favor de nossa cidade. Nessa semana o ministro confirmou visita em Dourados no mês de junho para conhecer a Vila Olímpica Indígena e lançar a Praça da Juventude, também conhecida como Praça do PAC.
Anunciamos a inclusão de Dourados no Programa em dezembro do ano passado, depois que o Ministério do Planejamento publicou a Portaria N.º 484, selecionando o Município para receber uma praça de 3 mil metros quadrados, condicionando, porém a confirmação da seleção à apresentação dos documentos e projetos técnicos necessários à celebração dos Termos de Compromisso.
Para chegar a esse ponto, porém, foi necessário um grande trabalho de articulação política, não apenas junto à Prefeitura de Dourados, mas também ao Ministério do Esporte. E, justiça seja feita, o Conselho Municipal da Juventude demonstrou ser uma entidade responsável e antenada, pois pediu (e obteve) o nosso apoio quando o prazo para o cadastramento do Município (que era 29 de outubro de 2010) estava expirando.
Como resultado dessa articulação do Conselho da Juventude, foi que, na época, informamos ao prefeito interino Eduardo Rocha, sobre a necessidade do cadastramento para que o Município pudesse ser contemplado neste Programa. Posteriormente, devido à posse da vereadora Délia Razuk no cargo de prefeita interina, voltamos a alertar a administração municipal acerca do prazo, fato que a sensibilizou, levando-a a incumbir o secretário municipal de Obras, Antonio Nogueira, a tomar as providências, de maneira urgente.Aliás, a proposta de lutar pela implantação de uma Praça do PAC foi um compromisso que firmei com a juventude douradense, em reunião que realizei em 18 de outubro de 2010, com diversos membros do Conselho Municipal, ocasião em que entreguei cópias de documentos repassados à administração municipal.
A publicação da Portaria N.º 484 do Ministério do Planejamento, portanto, veio menos de dois meses depois, já com a especificação do endereço, ou seja, à Rua Filomeno João Pires, na Vila Ubiratan (Parque das Nações I). A publicação especifica que na construção desta praça no Modelo II, serão investidos recursos federais da ordem de R$ 1,9 milhão, constando de cine de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS, além de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.
Portanto, essa é mais uma vitória para Dourados, que, no entanto, ainda depende de uma atenção constante do poder público municipal. Foi por isso que alertei, essa semana, por meio de ofício, a administração municipal para a data da reunião de trabalho que acontecerá em Brasília com os entes selecionados para as praças, marcada para o próximo dia 19, no Teatro Funarte Plínio Marcos, quando acontecerá a apresentação do Manual de Contratação e dos Projetos de Referência. Estaremos lá para apoiar, em tudo o que se fizer necessário, a equipe da administração municipal que comparecer para dar mais esse importante passo nessa conquista.
Médico e deputado federal (PMDB-MS)