Hospital de Câncer de Campo Grande terá um novo acelerador linear, anuncia o Deputado Federal Geraldo Resende
Avançou, em Brasília, o processo final para que o Hospital de Câncer de Campo Grande, Alfredo Abrão (HCAA) possa, finalmente, adquirir um novo aparelho Acelerador Linear, de última geração, para realização de exames de radioterapia e radiocirurgia. Semana passada, o Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) esteve no Ministério da Saúde e trouxe a boa notícia de que o Governo Federal autorizou, nos próximos dias, que a diretoria do HCAA alimente o sistema do Ministério com as cotações do novo aparelho, orçado em mais de R$ 10 milhões, valor já, inclusive empenhado, em razão das sucessivas gestões políticas e cobranças do Deputado.
Responsável por 72% dos atendimentos oncológicos do Mato Grosso do Sul, o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão realiza diariamente entre 95 e 120 exames de radioterapia em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), porém em um aparelho sabidamente obsoleto, com tecnologia ultrapassada, o que representa uma defasagem de mais de 30 anos.
De acordo com a Presidente do HCAA, Sueli Telles, o hospital vai providenciar a construção de um novo bunker para instalação do novo Acelerador Linear.
“Vamos manter o atual em funcionamento até que o novo esteja pronto para entrar em operação e, assim, não interromper o tratamento dos pacientes que necessitam de radioterapia”, afirmou.
São realizados cerca de 17 mil procedimentos/atendimentos por mês para pacientes oncológicos SUS. Esse número poderia ser maior, porém muitos pacientes procuram hospitais de Barretos-SP, Jaú-SP e Cascavel-PR.
“Com a chegada deste avançado aparelho, o Hospital de Câncer de Campo Grande se coloca no rol de tratamento radioterapia mais avançados do Brasil, oferecendo aos pacientes aquilo que há de melhor”, finalizou deputado Geraldo Resende.