Geraldo Resende garante “Ônibus da Vida” do Hemosul com investimento federal de R$ 3,3 milhões; conquista irá ampliar rede de doação no Estado
Unidade móvel terá capacidade para captar 100 doações por dia. (Foto: Malú Pessota)
Ônibus de coleta de sangue viabilizado com emenda parlamentar do deputado tem capacidade para cem coletas diárias, levando o serviço para todo MS, além de empresas e bairros
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB/MS) viabilizou, por meio de recurso federal de Transferência Especial de 2024, um investimento de R$ 3.365.625,00 para a aquisição da nova Unidade Móvel de Coleta de Sangue da Rede Hemosul MS, batizada de “Ônibus da Vida”. O recurso irá ampliar a capacidade de atendimento e aproximar o serviço de doação de sangue da população sul-mato-grossense, superando barreiras geográficas e levando a coleta a diferentes regiões do Estado.
A apresentação oficial do novo ônibus foi realizada na manhã desta segunda-feira (12), no estacionamento do Hemosul Coordenador, com a presença do governador em exercício Barbosinha, do secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, além do deputado federal Geraldo Resende, responsável pela emenda parlamentar que assegurou integralmente os recursos para a aquisição do ônibus.
Geraldo Resende ressaltou importância do veículo para a saúde e o SUS. (Foto: Malú Pessota)
Projetado para oferecer conforto, segurança e eficiência, o “Ônibus da Vida” é equipado com cinco cadeiras de coleta e conta com ambientes específicos para triagem, sala de coleta e sala do lanche. A unidade móvel dispõe ainda de televisores, refrigeradores e sistema de ar-condicionado, garantindo melhores condições tanto para os doadores quanto para as equipes de saúde.
Com capacidade para realizar até 100 doações por dia, cada ação do ônibus poderá contribuir para salvar até quatro vidas por doação, ampliando significativamente o impacto das campanhas de coleta em Mato Grosso do Sul. A unidade irá percorrer todo o Estado, atendendo empresas, bairros, locais públicos previamente vistoriados e municípios que não contam com unidades fixas do Hemosul.
Para o deputado Geraldo Resende, a entrega do “Ônibus da Vida” representa a concretização de um sonho construído ao longo de mais de 15 anos de atuação na área da saúde. “Esse ônibus é um sonho antigo, que agora se transforma em realidade. Ele representa vida, cuidado e acesso. Vamos levar o Hemosul até as pessoas, onde elas vivem e trabalham, facilitando a doação de sangue e salvando vidas. É uma conquista histórica para Mato Grosso do Sul”, destacou o parlamentar.
Unidade móvel conta com cinco cadeiras onde doadores poderão ajudar a salvar outras vidas. (Foto: Malú Pessota)
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Simões, destacou a importância da atuação do deputado Geraldo Resende para a concretização do projeto. “Hoje nós temos uma estrutura restrita a pouco mais de 10 municípios com condições de fazer captação de sangue. Então, o ônibus é totalmente estruturado para exercer esse papel de ampliar o número de doadores em todo o Estado. Esse ônibus só foi adquirido pelo Estado graças à parceria que o deputado Geraldo Resende tem com a Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou.
O secretário também relembrou o histórico de apoio do parlamentar à saúde estadual. “Desde que eu assumi em janeiro de 2023, ele tem sido um parceiro da SES (Secretaria de Estado de Saúde), transferindo inúmeros recursos, inúmeras emendas à secretaria, o que permitiu que nós viéssemos a adquirir esse ônibus. Então, a gente faz questão de registrar a importância do mandato do deputado Geraldo Resende”, completou.
A coordenadora da Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul, Marina Torres, também agradeceu a atuação do deputado e destacou o impacto direto da unidade móvel no dia a dia da hemorrede. “Hoje nós estamos em um momento muito feliz, porque essa unidade móvel vai nos ajudar a melhorar a capacidade de atendimento das doações de sangue da Rede Hemosul no Estado. A partir dessa unidade móvel, nós vamos conseguir ir até o doador”, afirmou.
Diretora do Hemosul, Marina Torres agradeceu emenda de Geraldo Resende para aquisição do ônibus. (Foto: Malú Pessota)
Segundo ela, o reforço chega em um período sensível para os estoques. “É extremamente importante para melhorar o número de doações e também para atender à demanda, porque, nessa época do ano, nós temos uma queda muito acentuada nas doações de sangue. Quero agradecer a atuação do deputado Geraldo Resende, que foi extremamente importante, porque foi ele quem destinou o recurso financeiro para a aquisição desse ônibus”, completou.
No dia seguinte à apresentação oficial, a unidade móvel irá permanecer no mesmo local em funcionamento durante todo o dia, com a realização de testes operacionais e doações reais, consolidando o início das atividades do novo equipamento.
A primeira campanha oficial do “Ônibus da Vida” está agendada para o mês de fevereiro, no município de Ribas do Rio Pardo.
(Foto: Malú Pessota)
Já o agendamento das ações será realizado pela equipe de Captação de Doadores do Hemosul, pelos telefones (67) 98163-0057 e (67) 3312-1516. As regras para solicitação do ônibus serão divulgadas posteriormente no site oficial da instituição.
Com mais esse investimento, Geraldo Resende reafirma seu compromisso com o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), ampliando o acesso aos serviços, garantindo estrutura e reforçando o cuidado com a vida da população sul-mato-grossense.