Geraldo Resende comunica empenho de veículo do SAMU para Dourados
Destinação está garantida por meio de Portaria publicada essa semana pelo Ministério, beneficiando também o Município de Campo Grande e Camapuã
Como resultado de articulações junto ao Ministério da Saúde o deputado federal Geraldo Resende garantiu o empenho de recursos da ordem de R$ 433,6 para a aquisição de uma nova ambulância para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Dourados.
A Portaria GM/MS Nº 1.305 de 18 de setembro de 2023, publicada pelo Ministério da Saúde, garante o repasse dos recursos para o Município de Dourados e para Campo Grande, destinados à aquisição de ambulâncias do SAMU.
“Por meio de nossa intervenção no Ministério da Saúde, conseguimos essa ambulância que têm por objetivo repor parte frota do SAMU/Dourados que se encontra sucateada com avarias ocasionadas por muitos anos de uso. Isso pode afetar o atendimento, pois as quebras dos veículos são constantes” afirma o parlamentar,
Em janeiro deste ano, Geraldo Resende vistoriou as instalações do SAMU de Dourados, a pedido do coordenador do SAMU de Dourados, o médico Messias Vila Mendonça. Durante a visita, a equipe de profissionais relatou a precariedade das viaturas existentes na unidade do SAMU, e, na oportunidade, o deputado assumiu o compromisso de lutar para a conquista de novas viaturas.
“O Governo Federal não repôs as viaturas do SAMU nos últimos quatro anos, e, ao retornar a Brasília, começamos um trabalho para recuperar o atraso. Já viabilizamos duas viaturas de Dourados e uma para Campo Grande por meio de recursos de emendas parlamentares e também quando estive no comando da Secretaria de Estado de Saúde”, salientou Geraldo Resende.
O parlamentar lembra que na conquista da nova ambulância para Dourados houve a participação da vereadora Tânia Cristina (PP), que solicitou ao deputado apoio para solucionar essa situação, já que ela recebeu inúmeras reclamações dos usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também em relação à precariedade dos veículos.
Estrutura atual
Quanto à estrutura atual, os três veículos que o SAMU de Dourados tem atualmente foram viabilizados por Geraldo Resende em 2018, último ano da gestão do ex-presidente Michel Temer. Quando os veículos chegaram em Dourados, o parlamentar douradense não foi convidado a participar da entrega, atitude que na avaliação de diversos atores, ocorreu por “mesquinhez política” da administração municipal, à época.
SAMU Indígena
Em 31 de março de 2022, ainda na condição de secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende assinou diversos convênios com o Município de Dourados, visando auxiliar a administração no enfrentamento de problemas na área de saúde. Um desses convênios, no valor de R$ 390 mil, foi referente à entrega de uma ambulância tipo Unidade Móvel, exclusivamente para transporte pré-hospitalar de indígenas.
ASCOM DEPUTADO GERALDO RESENDE