Geraldo conquista construção de “nova” sede da Colônia Paraguaia em Dourados
Estrutura que funciona no endereço atual há mais de 20 anos, passará por completa reconstrução, por meio de investimentos de mais R$ 1,8 milhão
Demandando um investimento em recursos estaduais da ordem de R$ 1,8 milhão, a sede da Associação Colônia Paraguaia de Dourados (também conhecida como Casa Paraguaia), instalada há mais de 20 anos na região do Altos do Indaiá, vai passar por uma completa reforma, ampliação e revitalização.
A conquista é resultado de um pedido apresentado pelos membros da diretoria ao deputado federal Geraldo Resende, que articulou o apoio do então governador Reinaldo Azambuja – compromisso que incorporado pelo atual governador Eduardo Riedel.
De acordo com Sérgio Lemes da Rosa, presidente da Associação, o prédio atual passará por intervenções que vão mudar completamente a estrutura atual, tornando-a mais moderna, funcional, alegre e convidativa. “Será um marco histórico, que com certeza vai agregar ainda mais a colônia paraguaia radicada aqui em Dourados”, salienta.
Entre as intervenções previstas no projeto já aprovado na Agesul, constam: reforma da cobertura, dos banheiros masculino e feminino, da cozinha, bar e área da churrasqueira envolvendo piso, forro e revestimentos. Também será reformado o camarim e construído banheiro acessível, com implantação de acessibilidade em toda a área.
Estão previstas ainda as serguintes intervenções: fechamento do salão; construção e modernização da fachada; construção de mezanino com área administrativa; construção de acesso com bilheterias; reforma geral de pisos e revestimentos; paisagismo; e implantação de estacionamento.
Valorizaçao cultural
Para o deputado federal Geraldo Resende, que iniciou a luta pela conquista de um novo projeto para a sede da Associação Colonia Paraguaia de Dourados no ano de 2021, quando ainda ocupava o cargo de secretário estadual de Saúde, ver o projeto arquitetônico totalmente concluído e pronto para assinatura de convênio nos próximos dias, é uma vitória inesquecível.
“Há quase dois anos fiz uma reunião com a diretoria da Colônia Paraguaia Douradense e me prontifiquei a conquistar o apoio do então governador Reinaldo Azambuja na garantia dos recursos. Dinâmico e arrojado como é, ele logo abraçou a causa e pediu a elaboração do projeto, que durante esse período passou por diversos ajustes. Na época, o atual governador Eduardo Riedel era secretário de Obras e também se entusiasmou com essa demanda da população douradense”, salienta o deputado.
Geraldo Resende, mineiro de nascimento mas douradense de coração, é um entusiasta da preservação da cultura de todos os povos. “Sou um apaixonado pela música, comidas típicas como chipa, sopa paraguaia, churrasco com mandioca, pucheiro, entre outras manifestações da culinária paraguaia, como por exemplo, o tereré. A reconstrução da sede da Colônia Paraguaia que será lançada nos próximos dias pelo governador Eduardo Riedel, é uma homenagem que faço a esse povo alegre que hoje soma cerca de 30 mil pessoas em Dourados”, conclui Geraldo Resende.