Geraldo cobra da ANTT retirada de obstáculos nas vias marginais da BR-163
06/07/2017 16h44
A concessionária CCR MSVia está instalando guard rail nas laterais da rodovia desde o ano passado, fechando os acessos construídos por moradores e funcionários que trabalham em empresas sediadas às margens da rodovia
O deputado Geraldo Resende e o senador Waldemir Moka, coordenador da Bancada Federal, estiveram com o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Luiz Bastos, nesta quinta-feira (06). Os parlamentares cobraram a retirada dos guard rails e a pavimentação asfáltica das vias marginais da BR-163 na área que compreende o perímetro urbano do município de Dourados.
A concessionária CCR MSVia está instalando guard rail nas laterais da rodovia desde o ano passado, fechando os acessos construídos por moradores e funcionários que trabalham em empresas sediadas na margem da rodovia. Os bloqueios estão impedindo o acesso a bairros populosos como Jardim Colibri, Parque das Nações I, das Mangueiras, Limoeiro, Oliveira, dentre outros.
"A reunião foi produtiva e o diretor Jorge Luiz ficou de apresentar uma solução na próxima quinta-feira, quando nos reuniremos também com o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, deputados e senadores, representantes da concessionária CCR MSVia e da Prefeitura. A ANTT verificará a possibilidade de retirar os obstáculos que estão dificultando o acesso da população, desde que não apresentem riscos à segurança de pedestres, cicilistas e motoristas", afirmou Resende.
Geraldo também cobrou a pavimentação das vias marginais da BR-163, no trecho em que a mesma atravessa o perímetro urbano de Dourados, antes da colocação de novos trechos de guard rails. Quando da assinatura do contrato, a CCR MSVIA apresentou um projeto que contemplava a construção de 7,6 quilômetros de vias marginais entre os quilômetros 252,4 a 253,4 (ambas as pistas); 262,2 e 263,7 (apenas na pista norte); 263 e 264,5 (na pista sul) e 272 e 273,5 (ambas as pistas). Também foram previstas as construções de oito interconexões como na frente da Embrapa, no entroncamento da Avenida Marcelino Pires, na Vila São Pedro e na Vila Vargas, e duas passarelas.
Na região, estão sediadas diversas empresas e indústrias, o que faz com que muitos trabalhadores se desloquem de diversos bairros para o trabalho. Também está sediado o Parque de Exposições, o que aumenta o fluxo de pessoas e veículos na localidade, além do tráfego pesado que já existe na rodovia.
"A grande questão é que foi convencionado com a concessionária que ela apenas implantaria os guard reils depois da construção das vias laterais para acesso aos bairros, as empresas, o que não está sendo respeitado. Estamos cobrando e vamos exigir o cumprimento daquilo que foi estipulado no contrato", conclui Geraldo Resende.