Geraldo cobra celeridade no projeto de ampliação do aeroporto de Dourados
04/04/2016 10h24
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) esteve em audiência nessa terça-feira (31) com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Mauro Lopes, para pedir celeridade na confecção do projeto de ampliação e revitalização do aeroporto Francisco de Matos Pereira de Dourados, além de cobrar providências para que as obras tenham início com a maior brevidade possível.
Geraldo Resende explanou que a tramitação do projeto é um dos mais avançados do país. Com o investimento de aproximadamente R$ 48 milhões, o aeroporto ganhará um novo layout para o terminal, se igualando a aeroportos de outros estados.
O parlamentar salientou ainda que as ampliações dos espaços do aeroporto ocorrerão no terminal de passageiros com 1.215 metros quadrados, no pátio de aeronaves, possibilitando um maior número de voos para o município. Outra parte do projeto prevê o prolongamento da pista por mais 175 metros, já que atualmente ela é de 1.950 metros, como também o alargamento para 45 metros.
Outra melhoria será a modernização dos sistemas de navegação. "Atualmente os equipamentos atuais do aeroporto de Dourados não permitem pousos e decolagens na chuva e em outras situações de mal tempo. Os investimentos permitirão o uso do aeroporto em situações mais adversas de clima", ressaltou o deputado.
Durante a reunião, o ministro Mauro Lopes explicou que o projeto está sendo finalizado e aguarda apenas a Licença Prévia Ambiental para concluí-lo. A licença é emitida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, que está prevista para sair até o mês de maio. Após esse prazo o Banco do Brasil terá mais 120 dias para concluir o projeto e a SAC/PR mais 30 dias para a aprovação final. "Com isso, conclui-se que até o mês de outubro será possível dar início ao processo licitatório para a execução das obras", explicou o ministro.
Para dar maior agilidade e encurtar o prazo, Geraldo Resende está realizando gestões junto ao secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck.
"Ampliar o aeroporto é uma demanda antiga de toda a Região da Grande Dourados. Estamos falando de 38 municípios, mais 800 mil habitantes e uma localidade extremamente produtiva e um polo com diversas universidades públicas e particulares. Dourados é muito atraente, não podemos impor dificuldade para o seu crescimento", concluiu Geraldo Resende.