Deputado Geraldo Resende recebe lideranças do Jardim Noroeste e discute criação de escola indígena

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) recebeu nesta quinta-feira (31), em seu gabinete em Campo Grande, lideranças comunitárias e indígenas do Bairro Jardim Noroeste. Participaram da reunião a presidente do bairro, Valmira Rigotti, a vice-presidente e cacique Luciana da Silva, além da professora do Ensino Médio Rosenilda Cândido, conhecida como professora Rose, da Aldeia Água Funda.

O encontro teve como pauta o apoio para a construção de uma escola indígena no bairro, uma demanda antiga da comunidade local. Entre as principais solicitações apresentadas estão a inclusão do ensino da língua materna terena e a oferta do programa EJA Mulher (Educação de Jovens e Adultos voltado às mulheres), respeitando a realidade cultural e social da população indígena da região.

A criação da escola indígena no Jardim Noroeste não beneficiaria apenas os moradores da Aldeia Água Funda, mas também outras comunidades da região, como Darcy Ribeiro, Nova Canaã, Estrela do Amanhã e o Núcleo Ceramista. Juntas, essas localidades concentram uma população indígena expressiva no Bairro, estimada em 80%.

Segundo a professora Rose, que atua junto às mulheres indígenas da Aldeia Água Funda, a educação tem se mostrado uma ferramenta fundamental de transformação social e econômica. “Falamos sobre a importância porque ela deu uma visibilidade melhor para as mulheres, que são as que estão fazendo. Essa já é a segunda turma e a primeira já se formou. Muitas delas já estão trabalhando na escola, no CEINF, como auxiliares. Hoje, essas mulheres indígenas já estão empregadas e têm na educação um meio de sustento”, destacou.

Para a presidente do bairro, Valmira Rigotti, a reunião foi considerada produtiva e cheia de informações importantes. Segundo ela, o deputado demonstrou interesse em apoiar a iniciativa e solicitou que as lideranças levantem dados concretos sobre a demanda local.


Anterior
Anterior

Geraldo Resende entrega R$ 350 mil em equipamentos e reforça saúde de Fátima do Sul

Próximo
Próximo

Ministro da Saúde deve estar em Dourados dia 9 para lançar SAMU Indígena, diz Geraldo Resende