Novas creches em aldeias de Dourados garantem respeito e dignidade às comunidades indígenas, diz Geraldo Resende
Quando o trabalho avança, os projetos saem do papel e as famílias passam a ter uma vida digna com acesso a serviços públicos que impactam, é sinal que o trabalho de um deputado federal faz a diferença para quem mais precisa. É com esse sentimento que as comunidades indígenas da região da grande Dourados têm com o trabalho humanizado do deputado federal Geraldo Resende.
O parlamentar tem ótimas notícias para as aldeias Bororó e Jaguapiru, de Dourados, que vão receber duas unidades do Projeto Proinfância, do governo federal. Essas unidades representam um impacto social muito grande nas comunidades, já que estamos falando de creches, consideradas um dos principais serviços públicos para atender as crianças e famílias de um modo geral.
“Serão duas creches, sendo uma em cada aldeia. O valor que vamos investir em cada unidade é de R$ 2,6 milhões que são recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Estou muito feliz pela conquista na região de Dourados, uma terra que tenho trabalhando incansavelmente e as pessoas sabem disso. Já posso imaginar o brilho nos olhos das nossas crianças frequentando um ambiente de acolhimento e convívio social e educacional”, destaca o deputado federal Geraldo Resende.
Ainda de acordo com ele, “as creches serão na estrutura tipo dois, que é uma formatação do projeto técnico, e atenderão 188 crianças cada uma delas, distribuídas nos turnos matutino e vespertino. E é apenas o começo, pois esse Projeto Proinfância precisa ser ampliado para todas as regiões do Estado e nós vamos continuar trabalhando para garantir esses investimentos aqui em Mato Grosso do Sul.
Histórico de trabalho diário pelas aldeias
Em abril do ano passado, o deputado federal Geraldo Resende participou de reunião na Escola Tengatuí Marangatu, na Aldeia Jaguapiru, e ouviu relatos sobre a triste realidade das famílias com crianças pequenas, muitas delas já em idade escolar. “Assumi o compromisso com essas famílias e agora estou prestando contas do que está acontecendo. Com muita dedicação as conquistas começam a acontecer para o bem de todos.
Outra situação que envolve uma mistura de social com educação, é o trabalho empenhado que o deputado federal está fazendo para garantir a construção de mais uma escola de ensino fundamental na aldeia Bororó, em Dourados.
“Não podemos aceitar que os nossos estudantes indígenas tenham que se deslocar até Itaporã para realizarem seus estudos e enfrentando todos os tipos de desafios e sacrifícios. O poder público precisa garantir melhores condições aos estudantes, eles são o futuro do nosso país, mas para que isso dê certo, precisam de atenção e condições de uma educação de qualidade”, defendeu Geraldo Resende.
O lançamento das obras do Projeto Proinfância deverá acontecer em breve, pelo prefeito de Dourados, Alan Guedes, e pelo deputado federal Geraldo Resende.