Autoridades destacam luta de Geraldo Resende na construção do Hospital da Mulher
08/03/2021 12h33
O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março foi marcado por uma conquista histórica para público feminino do município de Dourados e de toda a região: a inauguração do Hospital da Mulher e da Criança (HMC) O evento aconteceu na parte da manhã, no próprio hospital, com a presença de diversas autoridades nacionais, estaduais e locais.Durante a entrega da obra física, diversas autoridades enalteceram a luta do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende (deputado federal licenciado), que viabilizou trabalhou pelo projeto desde os primeiros recursos até o processo atual. Nas falas das autoridades, predominou o reconhecimento por uma "É uma conquista que, na avaliação do próprio secretário, "faz valer toda a trajetória de um agente político".A primeira autoridade a destacar a luta de Geraldo foi a senadora Soraya Thronicke. "Voltando lá em 2007, quando o secretário, então deputado Geraldo Resende sonhou com este prédio, na qualidade mais até do que médico, do que como parlamentar. Quero agradecer a todos os envolvidos na realização desse sonho de quase quinze anos", ressaltou.
A senadora garantiu ainda, ao final de seu discurso, que a bancada federal de Mato Grosso do Sul vai indicar uma emenda de R$ 25 milhões para serem investidos na construção da segunda etapa do Hospital, denominado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) como Unidade da Mulher e da Criança.
Para o coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, senador Nelsinho Trad, a viabilização, pela bancada atual, de recursos de quase R$ 10 milhões para a compra dos equipamentos que estão sendo instalados naquele hospital, aconteceram atendendo pedido já do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.
"Estamos participando de um momento histórico. O importante é que esta obra não é destinada apenas à área da saúde, mas também ao ensino, à formação daqueles que irão atuar na área da saúde (...) Todos nós estamos vendo o quanto é importante e dignificante o trabalho desse pessoal", salientou o senador.
"Encerro enaltecendo a luta de uma pessoa que, todas as vezes que esteve no seu mandato, ano após ano, sempre defendeu Dourados e a região, trazendo recursos e não deixando essa chama apagar. Deputado Geraldo Resende: Vossa Excelência tem papel preponderante. E eu sou testemunha disso porque me ligou dezenas, até centenas de vezes, para eu não esquecer de colocar emenda para o Hospital da Mulher e da Criança. Eu imagino como deve estar o seu coração: recheado de alegria e de satisfação de vivenciar este momento", concluiu Nelsinho Trad.
Último a se pronunciar durante o evento, o ministro da Educação Milton Ribeiro fez um registro sobre a atuação de Geraldo Resende. "Pela história, de que é um apaixonado. Apaixonado pela saúde, por retribuir ao povo aquilo que ele deveria receber, de fato e de verdade. Fico muito feliz de ele poder ver [concluída] uma obra que ele começou".
E concluiu, dirigindo-se ao secretário: "Parabéns. Fica aqui o meu registro e o reconhecimento e gratidão. É muito gosto vir aqui descerrar a placa, simplesmente, mas eu não conhecia o que aconteceu lá no passado. Por isso faço esse registro, da sua atuação e da sua pessoa".
Além dos já citados, usaram da palavra na inauguração, Geraldo Resende (veja matéria neste site), o prefeito de Dourados, Alan Guedes, o reitor pró-tempore da UFGD, Lino Sanábria; e o presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), general Oswaldo Ferreira. Compareceram ao evento diversos vereadores, técnicos da Universidade e lideranças locais.
Redes sociais
Nas redes sociais, Geraldo Resende também foi bastante cumprimentado, com palavras de agradecimento e reconhecimento. Veja algumas das frases que o secretário recebeu:
"Uma das suas qualidades é colocar no dia a dia da sua missão de médico e gestor salvador de vidas o seu lado humano."
"Parabéns pelo bem que você faz para o Estado de Mato Grosso do Sul."
- "Seu esforço hercúleo em tudo que faz escreve hoje mais um capítulo na história da UFGD, do Hospital Universitário e de mulheres e crianças que passarão pelo Hospital".
"Que Deus continue te abençoando".