Assinado o contrato para a construção do Centro de Pesquisas Clínicas da Fiocruz em Campo Grande. Obra será entregue em 14 meses
A MPE Engenharia foi vencedor da licitação para elaborar o projeto básico e de execução das obras da construção do novo Centro de Pesquisas Clínicas da Fundação Oswaldo Cruz em Campo Grande. O contrato foi assinado no final do mês de maio entre a construtora e a Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec).
O modelo de licitação integrada foi escolhido para a contratação da empresa, isto é, a MPE Engenharia será responsável de elaborar desde o projeto básico até entrega final do prédio, o que diminui sensivelmente o tempo para que o novo laboratório fique pronto e seja inaugurado.
De acordo com o contrato, toda a obra, desde o projeto básico até a execução final das obras tem o prazo de 14 meses para ficar pronto, sendo que o projeto básico, que contém as especificações técnicas e o cronograma das obras tem o prazo de quatro meses para ser entregue. Os meses seguintes serão dedicados para erguer o prédio.
Ao todos foram captados R$ 20 milhões em recursos, fruto de ação do Governo do Estado, na gestão do ex-secretário de estado da Saúde e atualmente Deputado Federal Geraldo Resende (PSDB-MS) com a Fiocruz, junto à bancada dos deputados federais. Já em 2023, foi concluído o projeto de elaboração de Arquitetura e Instalações. E quando estiver pronto, o centro de pesquisas clínicas contará com área ambulatorial, laboratorial, de gestão, monitoria, apoio e pavimento técnico.
“Estamos diante de uma conquista e um avanço extraordinário para a ciência do Mato Grosso Sul, quando integraremos a Fiocruz em novas e promissoras pesquisas e tratamentos, prevenção e cura doenças, tudo isso aqui, no Mato Grosso do Sul para o Brasil. E, até que fique pronto, serei vigilante para que todas as etapas dos projetos e obras sejam cumpridas com a maior celeridade possível. A população não pode esperar”, afirmou o deputado Geraldo Resende.
Em janeiro deste ano, o parlamentar e o pesquisador e infectologista, Dr. Júlio Croda, visitaram o terreno doado pela prefeitura, localizado na Rua Gabriel Abrão, 92, no bairro Jardim das Nações, em Campo Grande. É neste local que será construído o edifício principal com em dois pisos com 1.150m², bloco de utilidades com 170m², além de urbanização e paisagismo com 1.610m².
Na ocasião, o pesquisador disse que o centro de pesquisas será fundamental para o desenvolvimento de novas vacinas e o aprimoramento do trabalho científico no estado.
“A Fiocruz MS já vem produzindo ciência, como ensaios clínicos e de vacinas. Testamos a vacina da dengue, da chikungunya e testaremos a vacina da tuberculose com apoio do deputado Geraldo Resende na construção do novo centro de pesquisas”, disse Croda.
“A ministra da Saúde, Nísia Andrade, uma entusiasta da ciência e da vacina, já aceitou o meu convite para a inauguração deste centro, que colocará a ciência, tecnologia e a inovação do Mato Grosso do Sul em um novo patamar de pesquisas e tratamentos inovadores”, finalizou deputado Geraldo Resende.
De acordo com a Fiocruz, o Centro de Pesquisas Clínicas fará parcerias com instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e rede particular.
ASCOM DEPUTADO FEDERAL GERALDO RESENDE